NOME DO AVISO/CALL: 04/SIAC/2017
NOME DO PROJETO: PORTUGAL 4.0 (Projeto n.º 37685)
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 726 858,92€
DATA INÍCIO: 8 de Agosto de 2018
DATA FIM: 31 de Maio de 2022
APOIO FINANCEIRO DA UE: 617.830,08 €
DESCRIÇÃO DO PROJETO
A ANETIE pretende, no âmbito deste projeto, dinamizar as exportações do tecido empresarial português do setor das TICE, através de um conjunto de ações devidamente planeadas e articuladas no sentido de promover internacionalmente as potencialidades tecnológicas e inovadoras de Portugal e do setor.
O projeto visa agilizar a entrada das empresas portuguesas do setor das TICE em novos mercados externos estratégicos, através de um conjunto de atividades complementares e abrangentes.
Pretende-se aumentar a exposição, visibilidade e reconhecimento internacional de Portugal e das suas empresas como fornecedores de bens e serviços inovadores, competitivos e de elevada qualidade, através do desenvolvimento de uma imagem globalizada do setor TICE nacional, que reforce os seus principais pontos fortes, colmatando algumas das lacunas individuais das empresas que o constituem (fundamentalmente nas áreas comercial, de marketing e distribuição).
O presente projeto procura, por conseguinte, mobilizar e capacitar o setor das TICE como um todo, através do desenvolvimento de um plano estrutural e duradouro que aproxime as PME portuguesas do setor das principais oportunidades de negócio em mercados promissores (Canadá, Brasil, Rússia e China), procurando facilitar, dinamizar e fomentar a sua atividade internacional.
OBJETIVOS DO PROJETO
O presente projeto tem como Objetivo Estratégico de referência dinamizar as exportações do tecido empresarial português do setor das TICE, através da criação de mecanismos geradores de contactos, leads e oportunidades de negócio em mercados internacionais estratégicos: Canadá, Brasil, Rússia e China, tendo por base a promoção internacional (institucional) do setor junto de centrais de compras, plataformas de contratação e grandes players internacionais desses destinos.
Pretende-se, neste sentido, reforçar o reconhecimento e a visibilidade internacional de Portugal como parceiro tecnológico, inovador e competitivo (sob uma marca umbrella, com uma imagem globalizada/representativa do setor), premissa indispensável à criação de relacionamentos estratégicos e duradouros com parceiros internacionais que facilitem/promovam trocas comerciais de bens e serviços.
IDENTIFICAÇÃO DOS MERCADOS-ALVO
São identificados quatro mercados como fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das empresas portuguesas, tendo sido selecionadas economias grandes, emergentes, centrais na sua respetiva região, e com bastante potencial evolutivo do ponto de vista tecnológico.
Destacam-se algumas oportunidades de negócio nestes mercados: educação/elearning; mobilidade (comunicações móveis e desenvolvimento de aplicações móveis em diferentes campos); saúde (equipamentos de diagnóstico e sensorização à distância, métodos de gestão, sistemas de informação), turismo (desenvolvimento de equipamentos e sistemas para o setor), cibersegurança (preservação, proteção, salvaguarda e garantia de consistência da informação e do seu encaminhamento e transporte, bem como a garantia de utilização da informação disponível e dos equipamentos que a armazenam e transportam); Cloud computing; Internet das Coisas; Cidades Inteligentes.
Mais especificamente, e relativamente a cada um dos mercados selecionados, pode ainda acrescentar-se:
Canadá: Carateriza-se pela capacidade de investimento na componente de investigação e desenvolvimento;
China: Apresenta uma forte incorporação tecnológica no fabrico de equipamentos;
Rússia: Tem vindo a apresentar índices interessantes de crescimento na vertente do desenvolvimento de software e segurança informática;
Brasil: detém elevado know-how na vertente de comunicação e divulgação de software e aplicações.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
No âmbito deste projeto, são identificadas como atividades principais:
1. Divulgação do projeto
Através da realização de três ações de disseminação, uma no Norte, uma no Centro e uma no Alentejo, no sentido de divulgar e promover o projeto em Portugal, sobretudo nas regiões supracitadas, junto de instituições públicas e dos principais agentes do setor das TICE. A realização destas ações tem como principais objetivos: dar a conhecer o planeamento e respetivas atividades a desenvolver no decorrer do projeto e os principais objetivos estratégico e operacionais propostos; e procurar envolver/comprometer os diversos beneficiários indiretos do projeto em cada uma das regiões em causa.
2. Levantamento do mercado, através da subcontratação da realização de levantamento, qualificação e hierarquização das principais centrais de compras nos países âmbito de investimento neste projeto
Este levantamento do mercado permitirá orientar estrategicamente as ações a realizar na atividade, possibilitando selecionar um conjunto robusto e abrangente de centrais de compras e plataformas de contratação nos mercados-alvo, de forma a delimitar-se, ainda que parcialmente, o público-alvo das principais ações de promoção internacional do setor.
3. Promoção Internacional do Setor TICE
Esta atividade engloba o planeamento, desenho e criação de ações promocionais nos mercados externos (sustentadas pela marca Login>PT, objeto de rebranding e estudo da marca, revista Login>PT e desenvolvimento de novos conteúdos, vídeo promocional associado e criação e implementação de campanha de social media internacional), seguidas de follow-up.
Engloba, ainda, o desenvolvimento de missões invernas paralelas ao Evento tecnológico de referência: Web Summit 2018/2019.
Para além da sensibilização para a importância e relevância do setor português das TICE, ao enfoque estará ainda na angariação de protocolos de parceria com centrais de compras e plataformas de contratação, procurando firmar/estabelecer canais que permitam às empresas portuguesas aceder a oportunidades de negócio relevantes no estrangeiro, facilitando o processo de exportação de tecnologia e know-how portugueses.
4. Desenvolvimento de plataforma interativa
Esta atividade permitirá materializar os protocolos e parcerias assinados com centrais de compras e plataformas de contratação numa ferramenta interativa única, que permita disponibilizar às empresas portuguesas as principais oportunidades de negócio para o setor das TICE no Canadá, Brasil, Rússia e China.
5. Apresentação e disseminação de resultados
Pressupõe a recolha e sistematização da informação referente às ações realizadas e elaboração de brochura de apresentação e disseminação de resultados.
Prevê ainda a realização de 3 ações de divulgação e disseminação de resultados (um no Norte, um no Centro e um no Alentejo).