Projetos – POAT

Projetos – POAT 2017-09-25T16:34:52+00:00

NOME DO AVISO/CALL: PO Assistência Técnica FSE (QREN)- Estudos e Avaliação

NOME DO PROJETO: Necessidades Específicas de RH para o setor das TI

DATA INÍCIO: JANEIRO 2013

DATA FIM: JUNHO 2014

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A ANETIE, na interacção que desenvolve com os seus associados tem recolhido informações que vão no sentido de existir uma carência de recursos humanos qualificados e especializados no setor das TI. As diferentes áreas de negócios estão cada vez mais dependentes das TI, bem como os utilizadores finais também estão a consumir mais recursos, obrigando as empresas a contratarem mais e melhores especialistas no sentido de suprir as exigências cada vez mais sofisticadas. Estas novas tendências tecnológicas vão necessitar de recursos mais especializados. A inovação ocorre mais rápido, os ciclos de vida dos produtos passaram a ser medidos em meses, em vez de anos, e a concorrência do mercado nunca foi tão grande. Consequentemente, as organizações e as equipas de TI são pressionadas cada vez mais a decidirem onde investir o seu tempo limitado.

Esta realidade é percepcionada no dia-a-dia das empresas deste sector, assim a ANETIE realizou um estudo aprofundado que faz o levantamento rigoroso destas necessidades de mão-de-obra qualificada. Quer em termos quantitativos, quer qualitativos (em que áreas).

Pretendeu-se com este estudo organizar, o primeiro levantamento de necessidades concretas de mão-de-obra especializada do sector TI, nomeadamente, o número e áreas onde se encontra esse défice, a identificação dos diversos programas públicos em vigor que poderão ser utilizados pelas empresas com o intuito de por em prática um ambicioso plano de reintegração dos desempregados no mercado de trabalho. Essa reintegração passará necessariamente como é defendido no documento Ponto de situação sobre os objectivos do Programa Nacional de Reformas “ pela formação com vista à aquisição de competências relevantes para o mercado de trabalho e à mobilização para a qualificação ou reconversão profissional.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este Estudo teve como objectivo específico ser um instrumento de fundamental importância, quer para as Entidades Formadoras, que poderão implementar uma oferta mais adequada às reais necessidades das empresas TI, quer para a população desempregada, que assim saberá onde há oportunidades de emprego, quer para os decisores públicos que ficarão com uma “ radiografia” das necessidades de um dos sectores mais dinâmicos da economia Portuguesa, e por fim as empresas TI que ficarão a saber que instrumentos utilizar para fazer face à carência de recursos qualificados.

PRODUTO E RESULTADO DO PROJETO

Realização de um Estudo e duas Conferências de divulgação do mesmo. A disseminação dos resultados foi assegurada pela realização de duas Conferências de apresentação do Estudo (Em Lisboa e no Porto) e pela divulgação junto dos médias, através de press releases, contando para ambos, com o suporte de estruturas próprias, nomeadamente de assessoria de Imprensa da ANETIE.

Conseguiu-se uma ampla coberta mediática devido ao tema premente, e de grande actualidade.

O Estudo incidiu sobre as seguintes temáticas:

    1. Levantamento das necessidades de mão-de-obra especializada no sector TI (inquérito);
    2. Avalização do impacto da reconversão de profissionais oriundos de outras áreas, para o sector TI;
    3. Análise das medidas (no âmbito IEFP, e outros) que possam ser aplicadas nesta reconversão, a sua adequação ao sector TI, sugestões de melhoria e adaptação a este sector;
    4.  Avaliação do impacto na economia ao nível do emprego (poupanças ao nível do subsidio de desemprego, e aumento das contribuições para a segurança social e Impostos);
    5. Avaliação do impacto no crescimento da economia, uma vez que as empresas TI, iriam suprir necessidades de recursos humanos crónicas;
    6. Avaliação do impacto ao nível de uma melhor capacitação das empresas TI para se internacionalizar, por terem mais e melhores recursos humanos.
    7. Desenho de um programa de Reconversão de Desempregados Licenciados