Ficha de Projeto – Formação Ação

Ficha de Projeto – Formação Ação 2018-11-29T19:12:39+00:00

NOME DO AVISO/CALL: FORMAÇÃO-AÇÃO PARA PME

NOME DO PROJETO: PROGRESS_PME

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 408 423,97 €

DATA INÍCIO: OUTUBRO 2016

DATA FIM: SETEMBRO 2018

APOIO FINANCEIRO DA UE: 253 615,50 €

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto PROGRESS_PME, um Projeto de Formação-Ação, visa, através de uma combinação equilibrada e estratégica entre consultadoria personalizada e formação à medida, promover o reforço dos recursos humanos e a melhoria dos processos de gestão das micro, pequenas e médias empresas.

Para o efeito, o Projeto PROGRESS_PME prevê a realização de um conjunto de ações com o objetivo de intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança. Como tal, o projeto prevê a intervenção em duas áreas estratégicas ORGANIZAÇÃO E GESTÃO e INTERNACIONALIZAÇÃO – focando especificamente:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas,
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação,
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

O projeto prevê o envolvimento e implementação do programa de formação-ação num total de 40 empresas.

ÁREAS DE FORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

Objetivos:

  • Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho. Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

Pretende-se que as empresas:

  • Introduzam novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, adequados às características e necessidades dos mercados;
  • Reforcem as suas capacidades de gestão, nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos;
  • Desenvolvam projetos de melhoria, com recurso a redesenho e melhorias de layout, ferramentas diagnóstico e planeamento;
  • Identifiquem oportunidades e riscos para o negócio;
  • Melhorem as capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços;
  • Implementem ferramentas e sistemas de melhoria contínua;
  • Participem em ações de benchmarking.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Objetivos:

  • Apoiar e capacitar as empresas para o processo de exportação
  • Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais para a internacionalização

Pretende-se que as empresas:

  • Obtenham conhecimento de oportunidades de negócio em mercados externos;
  • Organizem as suas práticas de gestão e comerciais, a fim de propiciar a prospeção e presença em mercados internacionais;
  • Adquiram conhecimentos de marketing internacional;
  • Conheçam instrumentos de gestão específicos para a Internacionalização.

OUTRAS LIGAÇÕES