Ficha de Projeto – Go Digital PME

Ficha de Projeto – Go Digital PME 2024-05-13T10:43:46+00:00

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica

NOME DO PROJETO: Go Digital PME – Capacitação das PME dos setores industrial e TICE em métodos e ferramentas que permitem explorar novos modelos de negócio digitais

CÓDIGO DO PROJETO:  NORTE-02-0853-FEDER-037638

REGIÃO DE INTERVENÇÃO:  Norte

DATA DE APROVAÇÃO: 11/03/2021

DATA INÍCIO: 31/05/2021

DATA FIM: 29/06/2023

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 248 835,24 €

APOIO FINANCEIRO DA UE: 211 509,95 €

OBJETIVO PRINCIPAL: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

O projeto Go Digital PME pretende dar um novo impulso à economia da Região Norte através da qualificação e capacitação de empresas PME líderes no domínio do comércio online, dotando-as de métodos e ferramentas para reforçar a sua presença nos mercados digitais. O projeto irá privilegiar as empresas industriais dos setores que apresentam um maior potencial de crescimento online, tendo sido identificados os seguinte setores-alvo: têxtil, mobiliário, calçado e bens de consumo em geral.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto Go Digital PME apoia as empresas na transição digital através da criação e disseminação de métodos e ferramentas destinadas às PME com potencial de crescimento no comércio online.

Através da capacitação dos seus recursos humanos e ações de aceleração do negócio digital, com o apoio de uma Bolsa de Peritos oriundos do setor TICE e da comunidade académica e científica, o projeto irá dar contributos diretos para o reforço da sua presença nos principais ‘marketplaces’ a nível global.

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OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Reforçar a presença das PME industriais nos principais marketplaces internacionais de comércio online, promovendo a sua integração em cadeias de valor globais e contribuindo diretamente para o aumento da competitividade do tecido empresarial da Região Norte.

EIXOS DE ATUAÇÃO

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto atuará nos três eixos seguintes:

Reforço da cooperação intersectorial (TICE – Indústria): promovendo pontes entre os setores TICE e industriais, aproximando os fornecedores de soluções às reais necessidades das empresas (setores-alvo têxtil, mobiliário, calçado e bens de consumo).

– Disseminação de métodos e ferramentas: apoio efetivo às empresas para reforçarem as sua estratégias de penetração nos mercados digitais através de criação de “Focus Group” que irá desenvolver uma ferramenta de autodiagnóstico; por outro lado, a “Bolsa de Peritos” e o “Programa de Aceleração” visam apoiar aas empresas na transição digital através de consultadoria especializada.

Promoção de parcerias empresas – marketplaces: organização de workshops e mesas redondas para desenvolvimento de parcerias seja entre empresas nacionais e os principais marketplaces internacionais, introduzindo os diversos esquemas existentes como por exemplo o «AWS Partner Network» da Amazon.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O projeto irá fomentar a colaboração entre o setor TICE e empresas do setor industrial com maior potencial nos mercados digitais, com destaque para quatro setores-chave da indústria nacional: têxtil, mobiliário, calçado e bens de consumo em geral. A esta rede, o projeto irá associar uma bolsa de peritos com o intuito de estabelecer a ponte entre as necessidades das empresas industriais e oferta de soluções disponibilizada pelas TIC nacionais.

Serão também desenvolvidas ferramentas de autodiagnóstico nos setores referidos para aferir o nível de preparação e barreiras para a entrada dessas empresas nos mercados digitais. Daqui resultará um ferramenta de benchmarking que ajudará as empresas a caracterizar a situação atual e melhor planear ações estratégias futuras nos mercados digitais. O projeto irá ainda identificar os marketplaces online mais adequados para cada setor e promoverá o estabelecimento de  parcerias com esses marketplaces que se traduz nos seguintes objetivos específicos:

– Fomentar a colaboração entre empresas TICE e industriais para identificação de sinergias;

– Dotar as empresas de métodos e ferramentas de autodiagnóstico e de exploração do negócio online;

– Implementar um programa de aceleração para PME para reforço da sua presença online;

– Disseminar boas práticas no comércio online e promover parcerias com os principais marketplaces.

PLANO DE AÇÃO

O projeto apresenta um plano de trabalho muito focado e orientado aos resultados. seguindo uma metodologia de implementação coerente com os objetivos propostos.

O esquema geral da metodologia de implementação é o seguinte, sendo dividido em 3 fases:

Fase I: DIAGNÓSTICO e MAPEAMENTO

Fase II: AÇÕES de CAPACITAÇÃO

Fase III: DISSEMINAÇÃO e EXPLORAÇÃO DE RESULTADOS

Durante a Fase I será feito um diagnóstico das PME’s industriais a nível da região norte, aferindo o seu estado atual e potencial futuro para operar nos mercados digitais. Para apoiar este diagnóstico será constituído um ‘Focus group’ com elementos chave do setores-alvo e outros peritos (entre 10 e 15). Este grupo irá apoiar a equipa técnica no mapeamento dos desafios e oportunidades de negócio na área do comércio digital com a identificação dos principais ‘players’ em cada um dos setores selecionados, identificar os ‘marketplaces’ internacionais mais relevantes para cada setor, assim como as principais barreiras à entrada nesses mercados. O resultado final desta ação será um relatório com o diagnóstico efetuado e a identificação das competências necessárias para que uma PME possa criar e viabilizar os seus negócios de comércio eletrónico. Esta fase terá a duração de 5 meses.

Na Fase II serão levadas a cabo as ações de qualificação e capacitação propriamente ditas, compreendendo as ações A2 e A3. A ação A2 visa desenvolver 4 estudos de caso com estratégias bem sucedidas nos mercados digitais e a ferramentas de auto-diagnóstico «e-Commerce Readiness Level» (eRL) para aferir o  nível de preparação das empresas.  Esta ação é complementada pela organização de dois workshops temáticos dirigidos a PME’s dos setores industrial e TICE, tendo como objetivo de desenvolver orientações estratégicas para o crescimento do e-Commerce nas empresas nacionais. Na ação A3, o ‘Focus Group’ será alargado a outros peritos de forma a criar a ‘Bolsa de Peritos’ que irá apoiar diretamente as empresas a desenvolverem o seu planeamento de entrada ou reforço nos mercados digitais.

Por último, a Fase II tem como objetivo a disseminação e exploração de resultados. Para isso serão implementadas duas mesas redondas, uma no início do projeto para divulgação do projeto com a presença dos membros do ‘Focus Group’, e uma segunda no final do projeto para disseminação de resultados já com a ‘Bolsa de Peritos’. Em paralelo, serão também promovidas ações de colaboração em rede de forma ao desenvolvimento de parcerias entre empresas industriais e TICE.

Esta metodologia de implementação  faseada permite capitalizar os resultados  obtidos  em cada fase através da sua utilização  nas fases   subsequentes, criando uma lógica   de implementação  coerente e em linha com o processo de desenvolvimento  do comércio eletrónico dentro das empresas, cobrindo desde a  identificação do respetivo ponto de partida, passando pela sua capacitação efetiva em comércio eletrónico, e terminando num programa de aceleração específico com o apoio de uma ‘Bolsa de Peritos’, promovendo o estabelecimento de parcerias para colaboração efetiva.

Através das ações de disseminação e capacitação previstas, disponibilizando às empresas novas ferramentas, o projeto irá contribuir não só para uma maior sensibilização das empresas para a importância dos mercados digitais como apoiar os seus projetos concretos através da rede de 10 a 15 especialistas que darão suporte ao desenvolvimento das suas estratégias comerciais. Além disso serão organizados eventos de disseminação no início e no fim do projeto para atingir um número elevado de empresas. O primeiro evento será dedicado à apresentação de “Desafios e estratégias para o e-Commerce” e o segundo focado na “Formação de parcerias – encontros bilaterais”. Desta forma o número de empresas-alvo do projeto será bastante alargado para além das empresas que receberão um suporte direto através das atividades do projeto.