ANETIE - Quem somos

Quem somos 2017-06-29T14:54:09+00:00
anetie-quem-somos

A ANETIE CONSTITUIU-SE EM 29 DE NOVEMBRO DE 1994 E INICIOU A SUA ACTIVIDADE EM 1 DE JANEIRO DE 1995 COM 17 ASSOCIADOS. HOJE, COM MAIS DE 20 ANOS DE EXISTÊNCIA, REPRESENTA MAIS DE UMA CENTENA DE EMPRESAS DE REFERÊNCIA DO SECTOR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÕES E ELECTRÓNICA (TICE).

As empresas associadas ANETIE representam cerca de 500 milhões de euros de volume de negócios, englobando perto de 5000 colaboradores do sector e estando presentes, direta ou indiretamente, em mais de 100 mercados internacionais.

A ANETIE abrange uma parcela importante e representativa das empresas do sector das TICE e é reconhecidamente a associação nacional de referência nesta área, com uma atividade significativa também no universo associativo—Membro e Vice-Presidente da CIP com representação no Conselho Económico e Social, membro fundador do Polo Tecnológico e Competitividade Tice.pt, com assento no Conselho Diretor e diversos acordos e protocolos com congéneres em outros países e regiões.

Internacionalmente, a ANETIE tem desenvolvido a sua estratégia de influência através da associação a outros órgãos de elevada representatividade internacional. A ANETIE é membro-associado da WITSA (World Information Technologies and Services Alliance) e da ALETI (Federación de Asociaciones de Latinoamérica, el Caribe, España y Portugal de Entidades de Tecnologias de Información y Comunicación).

Tipicamente, enquadram-se na ANETIE as empresas com base tecnológica nacional com actividades nas seguintes áreas:

  1. Componentes Eléctricos e Electrónicos;
  2. Equipamentos e Sistemas de Automação;
  3. Equipamentos Periféricos e de Auto-Atendimento;
  4. Electrónica de Defesa e Aeroespacial;
  5. Telecomunicações, Equipamentos e Redes;
  6. Indústria de Software e Informação;
  7. Electrónica de Consumo;
  8. Serviços, Formação e Consultoria nas TIC.