Ficha de Projeto – Get Digital 3.0

Ficha de Projeto – Get Digital 3.0 2020-02-07T14:41:34+00:00

NOME DO AVISO/CALL: PROJETOS CONJUNTOS – Qualificação das PME

NOME DO PROJETO: GET DIGITAL 3.0 (projeto n.º 41284)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 755.456,20 €

DATA INÍCIO: 20 DE JUNHO DE 2019

DATA FIM: 19 DE JUNHO DE 2021

APOIO FINANCEIRO DA UE: 480.746,59 €

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento de um conjunto de empresas aderentes do setor das TICE, incidindo o investimento em fatores dinâmicos de competitividade considerados fulcrais ao crescimento dos seus negócios. Tem por objetivo a qualificação das mesmas, de forma a torná-las mais competitivas nos mercados nacional e internacional.

A escolha das tipologias selecionadas deve-se à necessidade de impulsionar e fortalecer as empresas, eliminando as insuficiências/limitações que apresentam (Pontos Fracos) e reforçando os seus aspetos favoráveis (Pontos Fortes), tendo em atenção as ameaças e oportunidades detetadas.

Assim, para cada tipologia estão previstos investimentos estratégicos que serão justificados a propósito das ações a implementar:

ATIVIDADES/EIXOS DE INVESTIMENTO

As empresas participantes/beneficiárias neste projeto têm acesso a um conjunto de atividades com vista a responder às suas necessidades

O incentivo oferecido a cada empresa beneficiária incide sobre cada atividade indicada nos respetivos eixos de atuação

  1. IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO

Esta rubrica inclui a Elaboração e Análise de Benchmarking com recurso a metodologias BBP-Benchmarking e Boas Práticas (IAPMEI), BenchmarkIndex e/ou ferramentas de Innovation Scoring (COTEC), para avaliação comparativa da capacidade de inovação, a nível nacional ou internacional.

Integra a Elaboração e Implementação do “Balanced Scorecard” competitivo, com o objetivo de definir indicadores relacionados com os objetivos estratégicos da empresa abrangendo quatro perspetivas: financeira, mercadológica ou de cliente, dos processos internos e de aprendizagem e conhecimento.

Com base nas metodologias acima, obter-se-á um plano de apoio para reter e implementar as metodologias inovadoras e ferramentas de gestão para desenvolver uma melhor e mais eficiente análise de estratégias para mitigar a concorrência, criar e ter ideias novas permitindo assegurar e sustentar vantagens competitivas.

  1. ESTUDO E DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COM VISTA À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE TRABALHO E GERAÇÃO DE IDEIAS

Esta rubrica incide sobre um diagnóstico e implementação de um plano para otimizar os processos internamente, aferindo como são feitas as tarefas atualmente, quais os fluxos de informação, as interações necessárias e o desenvolvimento das mesmas para obter uma análise crítica para introduzir metodologias, atividades e dinâmicas que fomentem a inovação na interligação dos vários departamentos das empresas e que aumentem: a) otimização de processos; b) geração de ideias que resultem em inovações de processos, produtos ou de comunicação; c) criação ou desenvolvimento de novos serviços/ soluções; d) relações com o exterior uma vez que também se espera obter estruturas mais market oriented para estimular a inovação aberta.

  1. CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO, MARCA E DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA A APLICAR EM WEBMARKETING NAS EMPRESAS ASSOCIADAS

Este investimento recai sobre serviços de consultoria de apoio à criação e implementação das melhores ferramentas para incrementar todas as vertentes de marketing apontadas nesta candidatura, capacitando as empresas ao nível de exigência dos mercados internacionais.

É imprescindível apostar no apoio especializado para estudo das marcas das empresas face ao posicionamento pretendido para incrementar a competitividade, apostando na sua diferenciação através da adoção de estratégias adaptadas às necessidades e aos objetivos de uma, que por sua vez emanam diretrizes para a estratégia de comunicação e determina os conteúdos a utilizar para veicular o posicionamento e marca definidos, gerando dinâmicas de interação entre empresa e o exterior, fomentando o processo de inovação aberta e a sua capacidade de adaptação a cada vez mais cenários adversos, que as qualifica à internacionalização em que pretendem apostar.

  1. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE AUDITORIA EM SEGURANÇA DE DADOS APLICADOS EM SISTEMAS

Com a aposta ou consolidação futura na internacionalização, as empresas terão indubitavelmente de ser eficazes na gestão de fluxos de informação ao nível do tratamento de dados, que com novas abordagens ao mercado internacional, irão gerar um número exponencial de leads comerciais a gerir e por conseguinte, gera um enorme fluxo de informação que carece de auditoria no âmbito da verificação relativamente ao tratamento das mesmas para que a empresa implemente um processo eficaz e transversal a todos os departamentos, seja para aplicar a novas encomendas seja para gerir preferências de clientes.

Portanto, este investimento é crucial e um complemento à rubrica de investimento deste projeto – Implementação de Ferramentas Avançadas de Software de Gestão de Negócio Internacional, pois serve como uma forma de definir e implementar medidas para garantir uma fluidez e o correto tratamento da informação pelas empresas, bem como pelos respetivos departamentos, apesar do comercial ser primordial.

  1. CRIAÇÃO/DESIGN DE MATERIAIS PROMOCIONAIS EM FORMATO DIGITAL PARA PRESENÇA E COMUNICAÇÃO WEB

Esta rubrica incide sobre o investimento no desenvolvimento de materiais promocionais digitais como sejam catálogos de serviços, brochuras explicativas e criação de conteúdos web para divulgação da marca.

É um investimento crucial para veicular as diretrizes emanadas pelos investimentos de estratégia de posicionamento e diferenciação bem como o da implementação da projeção das marcas das empresas, capacitando-as com uma comunicação assertiva e adaptada à sua estratégia, assegurando a propagação internacional das suas imagens de marca, garantindo a visualização dos seus perfis e incrementando a sua notoriedade. Será em bilingue ou língua estrangeira relevante para os mercados estratégicos a abordar, sendo um convite ao mercado internacional para explorar cada empresa, abrindo portas para a sua internacionalização.

  1. IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS AVANÇADAS DE SOFTWARE DE GESTÃO DE NEGÓCIO INTERNACIONAL

Esta despesa integra a aplicação de ferramentas de suporte à gestão de negócio internacional, como é o caso de softwares de Enterprise Resource Planning (ERP) e de Customer Relationship Management (CRM).

Por um lado, o software de ERP permite a melhoria dos processos de decisão, permitindo que as empresas associadas controlem mais eficazmente e de forma interligada a parte financeira, os fornecedores e os clientes em tempo real.

Consiste num software que automatiza o front office da empresa, disponibilizando a emissão de documentos fiscais, pedidos de clientes, caixa, ordens de serviço, orçamento, cobrança, entre outros. O sistema disponibilizará suporte à equipa de vendas externas, garantindo a prestação de um serviço qualificado e com alto padrão de excelência, baseado na integração de processos administrativos, através de um fluxo único em tempo real, que garante maior segurança das informações. Através das variadas configurações e opções referidas, o sistema atua hoje em várias áreas do mercado, visando sempre aumentar o controlo das informações das empresas, ampliar as vendas, potencializar os lucros, melhorar o relacionamento com os clientes, fornecedores e colaboradores, com um baixo custo de implementação e manutenção.

De outra forma, o software de CRM é fundamental para as empresas conseguirem acompanhar e gerir de uma forma eficaz os clientes, esta necessidade é acrescida pelo facto de a empresa ter como horizonte os mercados externos, sendo possível assim gerir clientes com uma grande dispersão e com um acréscimo de produtividade e de método. Estas ferramentas contribuem para um maior desempenho e uma flexibilidade acrescida, daí resultarem num enorme acréscimo de produtividade. Qualquer destas ferramentas de software ajudam a gerir o conhecimento dando a possibilidade de partilha e permitindo igualmente distribuir responsabilidades e poder de decisão.

  1. CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA E IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS AVANÇADAS DE DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL DE PRODUTOS

No mundo globalizado, a internet assume um papel cada vez mais importante para cidadãos e empresas. As pessoas foram ganhando mais liberdade para emitirem opiniões e também para influenciar milhares de outras pessoas.

Plataformas como o Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter hoje em dia são excelentes fontes de marketing para as empresas. Por um lado, permite-lhes divulgar os seus produtos e serviços, por outro, permite-lhes conhecer melhor os gostos e as necessidades das pessoas, além de encurtar o relacionamento com os clientes atuais e potenciais.

Contudo, as empresas aderentes consideram que a divulgação das suas empresas deve ser trabalhada por profissionais qualificados, monitorizando a opinião dos clientes sobre os seus produtos e serviços e oferecendo respostas rápidas e completas.

Esta despesa passará por um plano com o objetivo de identificar todo o leque de novas ferramentas disponíveis ao nível da Web, Social Business e Comércio Eletrónico, nomeadamente: Google Analitics, Adwords, campanhas de markting Online/OffLine, e ainda nas vertentes Social Bussiness: Facebook, Google+, LinkIn, Twitter, Instagram, YouTube, etc. Este plano incidirá, também, nos diversos tipos e modelos de comércio electrónico (B2B e B2C), e respetivas plataformas transacionais.

  1. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORAMENTO E PROJEÇÃO DAS MARCAS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS

Inclui o estudo de formas, cores e despertar de sensações com base nos elementos que compõem as marcas das empresas, bem como os suportes utilizados e conteúdos associados à divulgação das mesmas, de forma a analisar se veiculam a imagem que as empresas pretendem. Assim, o estudo inclui a integração de melhorias, recorrendo a protótipos, inputs, críticas internas e externas que deverão resultar numa seleção final do re-branding e também um plano que aumente a eficiência e eficácia nas suas propagações nacional e internacional, maximizando os resultados a alcançar e criando oportunidades para novas leads comerciais.